Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE)

O Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) é um programa institucional da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação) que tem por objetivo apoiar a formação de recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche às Instituições de Ensino Superior que possuam cursos de doutorado reconhecidos pela CAPES.

Nessa modalidade, alunos(as) podem realizar parte do curso de doutorado em instituição no exterior, retornando ao Brasil para a integralização de créditos e defesa de tese.

O PDSE tem como finalidade contribuir para o estabelecimento e/ou manutenção do intercâmbio científico dos programas de pós-graduação consolidados no país com seus congêneres no exterior.

Site: https://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/programa-de-doutorado-sanduiche-no-exterior-pdse

-> Heloísa Schramm da Silva (Abril a Novembro 2017) <-

Realizou estágio no Laboratório de Biología Molecular y del Desarrollo, do lnstituto de Aquicultura, da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha.

Foi orientada pelo professor Dr. Antonio Juan Pazos Castelos, que pesquisa os genes homebox na regulação do desenvolvimento e da metamorfose em moluscos bivalves. O objetivo da pesquisa foi utilizar ferramentas de biologia molecular para investigar o efeito da radiação Ultravioleta B sobre os genes relacionados à apoptose em camarão-de-água-doce Macrobrachium olfersii.

 

-> Madson Silveira de Melo (Agosto 2018 a Março 2019) <-

Realizou seu estágio no exterior no Laboratorie d’Ecologie Animale et Ecotoxicologie (LEAE) no Departmento de Biologie, Ecologie et Evolution da Université de Liège, na cidade de Liège, Bélgica.

Foi orientado no exterior pelo Dr. Eric Gismondi, especialista no estudo dos efeitos de compostos disruptores endócrinos em crustáceos. Seu principal objetivo foi verificar os efeitos de herbicida à base de glifosato na expressão, atividade e níveis de moléculas envolvidas no processo de crescimento e reprodução dos crustáceos, utilizando como modelo experimental a espécie de camarão nativa Macrobrachium potiuna.