Projetos de Pesquisa

2016 – Atual

Impactos do herbicida glifosato sobre os compartimentos celulares em órgãos dos sistemas cardio-respiratório, nervoso e reprodutor, utilizando o peixe-zebra Danio rerio como modelo experimental.

Descrição: A proposta do presente projeto está focada para o uso de agroquímicos e seus efeitos em organismos não-alvo. Este projeto dará continuidade às pesquisas realizadas no Laboratório de Reprodução e Desenvolvimento Animal, iniciadas em 2011. Os resultados obtidos até o momento demonstram que o glifosato induz importantes alterações morfológicas nos ovários. No entanto, os mecanismos específicos pelos quais as células respondem ao insulto do glifosato ainda são desconhecidos. Desta forma, o projeto ora proposto investigará principalmente os efeitos exposição aguda e crônica do glifosato sobre a proliferação, ciclo celular e apoptose nos sistemas cárdio-respirátorio, nervoso e reprodutor, utilizando o peixe-zebra como modelo experimental. Para a realização deste projeto propõe-se um repertório diversificado de metodologias que permita compreender de um modo mais abrangente e integrado, as respostas teciduais, celulares e moleculares frente à exposição ao glifosato. Este projeto contribuirá igualmente para a consolidação da linha de pesquisa em Citoxicidade e Genotoxicidade, conforme o Diretório de Grupos CNPq, contribuindo também para o fortalecimento da linha de pesquisa em no Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento (M/D)/UFSC.

2014 – Atual

Avaliação da toxicidade induzida pela radiação ultravioleta-B em embriões de espécies aquáticas utilizando Macrobrachium olfersii como modelo experimental.

Descrição: Os efeitos da radiação UV-B são relativamente bem conhecidos, mas há ainda uma carência no conhecimento acerca dos efeitos desta radiação sobre os mecanismos celulares inerentes ao desenvolvimento embrionário, relacionados principalmente à viabilidade celular, proliferação e à morte celular. Estudos prévios demonstraram que a radiação UV-B altera a morfologia externa dos embriões e compromete os mecanismos de proliferação celular. A execução do presente projeto poderá contribuir com a formação de professores de Ciências e Biologia, no que tange a realização de estudos voltados para o conhecimento dos efeitos de fatores abióticos sobre o desenvolvimento embrionário. Trabalhos dessa natureza podem resultar em produtos de divulgação científica, como vídeos, folder, sites, os quais serão voltados para estudantes dos níveis fundamental e médio e para a comunidade escolar de um modo geral.

2013 – Atual

Avaliação da toxicidade induzida por substâncias nutricionais e metais pesados em embriões: modelo de exposição in ovo.

Descrição: O presente projeto aborda o estudo da embriotoxicidade induzida por diferentes estressores, aos quais os embriões de vertebrados podem estar sujeitos durante o desenvolvimento. Serão investigados os efeitos de substâncias nutricionais (ácido fólico e homocisteína) e metais pesados (metilmercúrio ?MeHg e acetato de chumbo ?Pb(C2H3O2)2) sobre o desenvolvimento de embriões, utilizando Gallus domesticus como modelo experimental. Para tal, serão utilizados ovos fertilizados, sendo selecionados para tratamento, os embriões nos estágios iniciais dos processos de organogênese e morfogênese, dias embrionários E1, E2, E3 e E4, que correspondem aos quatro primeiros dias de incubação dos ovos. Serão constituídos grupos experimentais distintos para os tratamentos relacionados à investigação dos efeitos das substâncias nutricionais e de metais pesados sobre os embriões. Propõe-se a aplicação de metodologias diversificadas, que incluem principalmente análises estruturais e ultraestruturais, análises por citometria de fluxo e PCR em tempo real. O grupo de pesquisa do Laboratório de Reprodução e Desenvolvimento Animal/BEG/CCB/UFSC vem desenvolvendo nos últimos anos trabalhos utilizando embriões de G. domesticus com o objetivo de elucidar algumas questões pertinentes acerca dos efeitos de substâncias nutricionais e metais pesados sobre o desenvolvimento do sistema nervoso. Tais estudos contribuíram para a formação de pós-graduandos nos Programas de PG em Neurociências e Biologia Celular e do Desenvolvimento do CCB/UFSC, bem como possibilitaram a publicação de artigos científicos e capítulo de livro. A partir dos resultados obtidos, novas questões acerca dos efeitos dessas substâncias foram surgindo e os trabalhos foram ganhando novas proporções. Assim, a proposta do presente projeto é dar continuidade aos trabalhos que já vem sendo realizados, propondo novas perguntas e hipóteses a serem investigadas. É sabido que mulheres que desejam engravidar devem utilizar uma dose diária de ácido fólico para prevenir a ocorrência de anomalias congênitas do sistema nervoso central. Assim, a execução do presente projeto poderá contribuir com a formação de professores de Ciências e Biologia, em estudos voltados para a qualidade da saúde humana e a prevenção de erros do desenvolvimento. Tais trabalhos podem resultar em materiais (folder, cartazes, cartilhas, etc.) de divulgação voltados para estudantes do nível médio e a comunidade escolar, como demais educadores e pais.