História

Desde 1996, um grupo de professores da área de Embriologia/CCB/UFSC, vem realizando sistematicamente atividades de extensão voltadas para o atendimento de alunos, professores e profissionais da educação nos níveis de ensino fundamental, médio e superior.

A iniciativa para a elaboração destes projetos surgiu com a procura da comunidade, em especial professores de Ciências e Biologia, por conhecimentos de embriologia que pudessem fundamentar suas aulas, bem como enriquecer as feiras de ciências e as jornadas escolares.

Inicialmente, a procura pelas atividades de extensão de Embriologia era feita por escolas localizadas em Florianópolis, porém hoje são atendidos municípios das diferentes regiões do Estado de Santa Catarina. Algumas Escolas já incluíram a visita ao Laboratório de Extensão – Embriologia Humana na sua programação anual.

Com o passar dos anos, estas atividades de extensão foram se solidificando e novas modalidades foram sendo incorporadas aos projetos apresentados. Em decorrência, conquistamos no Depto de Biologia Celular, Embriologia e Genética, um espaço destinado às atividades de extensão, o qual foi adequadamente equipado com recursos provenientes de projetos PRÓ-EXTENSÃO. Este espaço é destinado a todas as atividades vinculadas a extensão, desde recepção de visitas de escolas, realização de assessorias, oficinas e mini-cursos. Além disso, este espaço destina-se também a demonstração de materiais ilustrativos referentes à reprodução e desenvolvimento humano e animal, sendo expostos embriões, fetos e placentas fixadas, bem como pôsteres e modelos embriológicos tridimensionais.

Destaca-se também a importante participação de alunos de graduação e pós-graduação na elaboração e execução das atividades, gerando uma integração natural entre as comunidades universitária e extra-universitária.

A inserção dos alunos nestas atividades inicia-se na sala de aula, a partir da confecção de trabalhos, referentes às etapas inicias do desenvolvimento embrionário e o compromisso de que este trabalho acadêmico, constante do plano de ensino da disciplina e de suma importância para a compreensão da embriologia, será posteriormente utilizado em atividades de extensão. A partir das atividades curriculares, alguns alunos demonstram então interesse na participação dos projetos de extensão e passam a atuar como colaboradores ou bolsistas. Alunos de diferentes cursos, como Ciências Biológicas, Enfermagem, Medicina, Nutrição e Odontologia, vêm atuando de forma imprescindível para a manutenção das atividades.

Diante deste panorama, temos clareza de que as atividades de extensão realizadas têm contribuído sobremaneira para a divulgação dos conhecimentos de Embriologia, nos diferentes níveis de ensino, principalmente no que diz respeito aos avanços científicos relacionados a temas como clonagem, células-tronco, reprodução humana assistida, métodos contraceptivos e gravidez na adolescência os quais os alunos têm grande curiosidade e que exigem do professor um conhecimento integrado de Embriologia.