Galinha doméstica

O embrião de galinha é um modelo experimental clássico utilizado em estudos de embriologia, havendo registros de sua utilização desde 384 a.C. Apresentam muitas características que facilitam seu uso em pesquisas científicas, dentre as quais destacam-se (i) similaridades moleculares, celulares e anatômicas de algumas estruturas com o embrião humano; (ii) seu rápido tempo de desenvolvimento – 21 dias de incubação; (iii) a fácil visualização do embrião no ovo; (iv) possibilidade de manter os ovos em desenvolvimento em incubadora artificial.

No LRDA, esse modelo de estudo é utilizado em pesquisas voltadas para a compreensão de alterações no desenvolvimento causadas por diferentes estressores.

Podemos destacar estudos mais recentes, que abordam o efeito da exposição: (i) a metais pesados sobre a formação do sistema nervoso e do sistema cardiovascular; (ii) ao larvicida piriproxifeno, utilizado no combate de mosquitos, sobre a formação do sistema nervoso e da cabeça; (iii) ao ácido fólico e homocisteína sobre a formação do sistema nervoso e dos membros.

Nossas pesquisas estão vinculadas ao Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento e nossos resultados vêm sendo divulgados em eventos científicos, em trabalhos de conclusão de curso da graduação e pós-graduação, bem como em artigos científicos em revistas da área das ciências biológicas.